Nota Fiscal Simplificada

De Wiki AnDes ERP
Ir para: navegação, pesquisa

Caminho: Faturamento / Nota Fiscal Simplificada

A nota simplificada é utilizada para dar entrada no contas a receber sem alterar o produto acabado, pois não existe a tela de cadastro de item da nota.

Dados do Cliente

Nota fiscal simplificada - dados.png

Cliente:

Escolha cliente ou fornecedor e digite o código, caso não possua o código clique no link cliente e use o campo seleção para escolher o cliente e clique em fechar.

Série:

Observe se a série escolhida tem a opção “Gerar Duplicata” selecionada, caso contrário não irá gerar cobrança. Podem-se utilizar várias séries conforme orientação do técnico, observando a configuração de cada uma. Normalmente utiliza-se M1 para notas fiscais e M2 quando tiver parte não fiscal e PED quando for totalmente não fiscal.

Nota Fiscal:

Número do documento seguirá a sequência numérica, se caso precisar repetir o número, use outra série.

Natureza de Operação:

Selecione a natureza de operação desejada, se precisar cadastrar leia o tópico xxxx sobre cadastro de natureza de operação. O campo pode ser configurado para ser informado automaticamente, para isso abra os parâmetros do sistema na aba Notas Fiscais, “Natureza de operação para nota Simplificada” e informe o CFOP desejado.

Situação do Documento (Escrituração Fiscal Digital):

Normalmente utiliza-se a opção 00 = DOCUMENTO REGULAR, somente será utilizado outra opção se houver a configuração do SPED, para isso consultar manual de implantação do SPED.

Situação Tributária

Campo meramente informativo, não tem validade no cálculo, o que o sistema interpreta é a Situação Tributária dentro da natureza de operação.

Grupos de Contas Contábeis:

Campo não obrigatório, para mais informações consulte manual de implantação contábil.

Centro de Custo:

Selecione o centro de custo, visando sempre separar as contas por grupos de despesas, para que quando for imprimir os relatórios por centro de custo sejam mais claros e precisos.

Cobrança

Nota fiscal simplificada - cobranca.png

Condição de Pagamento:

Preencha o prazo desejado separado por “/” , se houver muitos prazos e não couber no campo, poderá utilizar o sinal * (asterisco) para fazer uma multiplicação. Exemplo: se precisar de uma condição de pagamento de 36 vezes no campo condição de pagamento digite 36*30, que significará 36 pagamentos de 30 em 30 dias.

Data Base Vencimento:

A condição de pagamento será a partir desta data.

Representante de venda:

Item meramente informativo, pois como na nota simplificada não existe cadastro de produtos, não é possível o controle de comissão.

Local de Cobrança:

Colocar o banco que será utilizado, ou em carteira se for o caso.

Tipo de cobrança:

Será a forma da cobrança, como será realizada. Para que seja preenchido automaticamente, informe no cadastro do cliente, na aba Comunicação & Cobrança.

Valor do Produtos:

Digite o valor total do documento.

Observações:

Conforme for cadastrado nos parâmetros do sistema poderá colocar observações que sairão nos documentos impressos e a observação de desconto acréscimo sairá automaticamente se configurado também nos parâmetros do sistema.

Base de Cálculo

Nota fiscal simplificada - base de calculo.png

Embora as informações dos campos em brancos já são preenchidas, eles são digitáveis, podendo-se alterar as informações de desconto, acréscimo, valores do ICMS, frete e Subst. Trib.. Caso coloque desconto em percentual, automaticamente será preenchido o valor em reais, e vice versa. Caso utilize o módulo Contábil, não informe natureza de operação com ICMS tributado, pois na apuração do ICMS do faturamento será diferente da apuração do módulo contábil que não contabiliza os impostos da nota fiscal simplificada.

Duplicatas

Nota fiscal simplificada - duplicatas.png

As datas poderão ser alteradas livremente, quanto aos valores poderão ser alterados, mas o total deverá permanecer o mesmo, depois de salvo o registro não poderá entrar no registro pela opção editar pois as datas e valores voltarão para o original, por isso deve-se usar a opção consultar nota e não editar.