Registro de Material

De Wiki AnDes ERP
Ir para: navegação, pesquisa

CADASTRO DE MATERIAL

OBJETIVO = Cadastro de materiais a serem utilizados, como materiais de consumo ou como matéria-prima final.

REGISTRO DE MATERIAL

Este registro necessita de uma atenção, pois neste registro, serão informados dados referente ao material que foi adquirido pela empresa ou materiais que já se encontram em poder da empresa.

Cadastro de material.png

DADOS PARA PREENCHIMENTO

ABA GERAL - 1

CÓDIGO

Código do registro do material no sistema

DESCRIÇÃO

Descrição do material, conforme determinado pelo responsável no cadastro.

REFERÊNCIA INTERNA/REFERÊNCIA EXTERNA

Estes serão utilizados, caso a empresa possua uma referência interna,código específico ou Referência externa, código do cliente ou fornecedor e precisa informa-lo, para algum fim específico.

CÓDIGO ANTIGO

Código antigo, seria no caso, um código que não se refere ao código novo cadastrado, ou seja, cadastrou-se um novo código de material, mas o mesmo tem um código antigo no sistema, ao qual este novo código refere-se a este outro.

COMPLEMENTO

Caso possuir um complemento deste material, o mesmo deverá ser informado neste campo.

CÓDIGO DE BARRAS

Este campo será informado automaticamente, caso o cliente não possua código de barras especifico para este material, sendo assim o sistema preenche o mesmo com o código do material cadastrado.

DADOS PARA ESTOQUE

UNIDADE

Esta unidade é a unidade que é convertida da unidade de compra, ou seja a forma que realmente vai entrar no sistema. Saiba mais >>> Unidade de Medida

UNIDADE PARA COMPRA

Esta unidade é a forma que foi comprada do fornecedor. Saiba mais >>> Unidade de Medida

LOCALIZAÇÃO

Dados a serem informados referente a localização do material na empresa.

GRADE

Esta opção é o cadastro de grade, para definir quais as numerações a serem utilizadas, Ex: 35/36/37/38/39/40/41/42/43/44 ou grade única:

1/999 . Saiba mais >>> Grade

CLASSE PRODUTO

Serve para classificar o tipo de material que está sendo cadastrado.

Classe.png

DIAS PARA REPOSIÇÃO COMPRA

Quantidade de dias que servirá como base de reposição de compra.

QUANTIDADE MÍNIMA PARA COMPRA

Quantidade mínima para compra de matéria-prima.

TIPO DE PRODUTO NO ESTOQUE

Informar qual o tipo de produto no estoque referente a este cadastro de material. Visto que este tipo de produto no estoque, refere-se a tipo de tributação que será gerado em nota fiscal, caso cliente precise faturar este material, pois no tipo de produto no estoque é informado a natureza de operação de entrada e saída. Saiba mais >>> Tipo de Produto no Estoque

GRUPO

Este cadastro refere-se a forma de definição de um grupo de material, ex: Vaqueta, Forro, Espuma, Etc... Saiba mais >>> Grupo - Sub-grupo

SUBGRUPO

Este cadastro segue em conjunto com o Cadastro de grupo, que define o tipo de material, ex: Grupo: Vaqueta, Subgrupo: Couro Napa. Saiba mais >>> Grupo - Sub-grupo

SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA

Este cadastro refere-se a situação tributária a ser aplicada no material: ex: 00 / 20 / 30 / 40 / 50 / 99 - situações referente a operações com LUCRO PRESUMIDO OU REAL, ou 100 / 200 / 400 / 500 / 900 - situações tributárias pertinentes ao SIMPLES NACIONAL. Saiba mais >>> Situação Tributária

CLASSIFICAÇÃO FISCAL

Este código refere-se a nomenclatura comum do Mercosul (NCM), pois cada produto possui um nome especifico ou uma definição, é como chamamos de nomenclatura, onde o mesmo possui um total de 8 dígitos. Saiba mais >>> Classificação Fiscal

DESCRIÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO FISCAL

Este campo refere-se a descrição da Nomenclatura comum Mercosul. Saiba mais >>> Classificação Fiscal

USO PRODUTO

Informação adicional, caso cliente precise saber para qual finalidade está sendo usado este material.

Modo de uso.png

ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO

Informação adicional do material, caso cliente precisa especificar o tipo deste material.

Especificação.png

NUMERAÇÃO

Caso cliente precisar, poderá ser criado novo registro de informação de numeração. Este processo é manual e o cliente poderá criar ou excluir, com exceção se o produto já foi informado em alguma ficha técnica ou pedido de venda, ou até mesmo faturado em alguma nota. Neste caso cliente não consegue alterar ou excluir a numeração deste cadastro. Aconselha-se a duplicar este material, caso precise fazer este tipo de alteração no mesmo, e se informado em ficha técnica, inserir este novo material no lugar daquele outro antigo e se não for mais utilizado o antigo, poderá editar o material e determinar ele como inativo.

Numeração1.png

ABA IMPOSTOS - 2

Todos estes campos de % de impostos, serão utilizados, caso tenha imposto especifico para este material, sendo assim o sistema vai buscar o imposto informado deste registro primeiro, caso não tenha nada informado nestes campos, os sistema buscará do parâmetro do faturamento.

VALORES/PRODUÇÃO - 3

Estes campos serão utilizados, quando cliente precisar informar preços a vista ou preços de venda, assim como preços de composição do material. Este mesmo registro poderá ser utilizado % de margem de lucro,% markup, que serão utilizados para composição de formação de preço de custo, no módulo AnDesCustos.

VOLUMES/MEDIDAS - 4

Estes dados refere-se a informações que serão utilizadas pelos responsáveis da expedição da empresa, pois contém informações de peso liquido, peso bruto, assim como, comprimento, largura e altura de produto. Este mesmo quando informado corretamente, ao digitar um pedido de venda, estes mesmos serão calculados automaticamente, buscando como base o que foi informado nestes campos.

SPED - 5

Informar tipo sped, onde este mesmo registro é obrigatório para geração do arquivo do sped. Determinar o tipo de produto correto, para que não ocorra de enviar informações erradas para a Receita Estadual, onde as mesmas são armazenadas.

Sped.png

OBSERVAÇÃO - 6

Campo destinado a informação pertinente ao material cadastrado.

Observação.png

FORNECEDOR - 7

Informar código do fornecedor preferencial, pertinente ao material cadastrado no sistema.

Fornecedor1.png

PRODUTOS QUÍMICOS - 8

Campo destinado apenas a quem trabalha com PCPQUIMICA, pois trata-se de informações de tipos de solventes, referente ao material cadastrado.

Produtos quimicos.png

CADASTRO/ALTERAÇÃO - 9

Esta informação é registrada automaticamente, quando o produto é salvo ou é feito alterações no registro, assim como alteração do preço unitário p/ custo.

Cadastro-alteração.png

IMAGEM - 10

Este campo é destinado a adição de imagem.

Imagem.png