Nota Fiscal de Entrada

De Wiki AnDes ERP
Ir para: navegação, pesquisa

Clique Aqui INSTRUÇÃO PARA ENTRADA DE DOCUMENTOS FISCAIS

Caminho: Compras / Nota Fiscal de Produto.

Objetivo: Dar entrada de produtos no estoque através da Nota Fiscal enviada pelos fornecedores ou a partir da Ordem de Compra. A entrada de produtos para se adequar as exigências fiscais foram realizadas algumas alterações de acordo com as diretrizes apontadas pelos órgãos responsáveis.

Por exemplo: Com as novas adequações não é mais possível qualquer tipo de acréscimo nos itens ou corpo da nota; no que concerne aos descontos, não são mais permitidos valores em percentuais, somente valor em moeda corrente, somente no item, não mais no corpo da NF.

Também é de interesse saber que, o sistema faz validações em alguns campo visando eliminar erros de preenchimento.

O sistema não permite edição do cabeçalho ou item da Nota Fiscal nos seguintes casos:

- Nota Fiscal já tenha sido exportada para o Livro Fiscal;

- Nota Fiscal esteja com data de entrada anterior à do fechamento do período da entrada.

IMPORTANTE: TODAS INFORMAÇÕES PARA PREENCHIMENTO CORRETO DESTAS INFORMAÇÕES DEVERÃO SER OBTIDAS COM O DEPARTAMENTO CONTÁBIL DA EMPRESA, OU ESCRITÓRIO RESPONSÁVEL PELA CONTABILIDADE, OS TÉCNICOS DA ANDES NÃO ESTÃO AUTORIZADOS A PASSAR QUALQUER INFORMAÇÃO DE ÂMBITO FISCAL.


Figura 01.jpg


Visualização das Notas Fiscais cadastradas e seleção por filtros. Também é possível consultar o transportador, o número do conhecimento de transporte vinculado a nota e se há arquivo de XML.


Reg-nota entrada geral.jpg


Atualmente o Sistema permite o lançamento de Entrada de Nota Fiscal pelos seguintes tipos de sujeito :

- Fornecedor;

- Cliente;

- Representante Compra;

- Representante Venda;

- Tarefeiro;

- Transportador.

Porém as opções : "Posição Geral", "Dados da Ordem de Compra" e "Dados O.C. por Fornecedor (Grupo Empresarial)" só estarão disponíveis para o lançamento de tipo de sujeito ‘Fornecedor’ devido as ordens de compra são lançadas somente para sujeito tipo Fornecedor;

A seleção do Tipo de Documento Fiscal é opcional, pois é um facilitador que permite o cálculo da base de cálculo dos tributos automaticamente. Porém, é preciso que os dados selecionados estejam cadastrados corretamente. Contudo, caso não esteja cadastrado, os tributos podem ser inseridos manualmente.


02.jpg


Quando a Nota Fiscal é gerada a partir da seleção da Ordem de Compra, o sistema trás uma mensagem informativa dos próximos passos a ser seguidos.


03.jpg


Ainda partindo da seleção da Ordem de Compra, caso não esteja informado os tributos o sistema trás uma mensagem informando quais devem ser preenchidos.


Figura 03.jpg


Na aba Nota Fiscal Eletrônica foram acrescentados os campos: "Número da Nota Fiscal Eletrônica"; "Forma de Emissão"; "Finalidade de Emissão", e "Processo de Emissão da NF_e", que são de preenchimento obrigatório, as 3 primeiras opções, em caso de o modelo do documento for entrada por nota eletrônica (55).


Totaisnf.jpg


Na aba "Totais da Nota Fiscal",foi criada para informar manualmente os totais da nota fiscal, e se for informado valores nos campos de seguro frete, outras despesas ou desconto, este valores serão rateados nos itens a medida em que forem digitados.


Itensnfentrada.jpg


Adicionado quadro as abas Resumo do item, Resumo da Tributação com informações referente ao item para facilitar a consulta do usuário, sem que haja necessidade de edição do item. Caso esteja faltando alguma informação, pode-se editar o cadastro e informar manualmente.


Resumo dos totais.jpg


A aba Resumo dos Totais (Cabeçalho x Itens) trás em azul os valores de produtos informados nos “Totais da Nota Fiscal”; em preto os valores dos itens e o rateio das despesas e em vermelho a diferença dos itens a ser digitados. A intenção é fazer com que as informações da Nota Fiscal estejam de acordo com as informações inseridas.

O sistema, porém, só permitirá seguir com a entrada da Nota Fiscal se não houver diferenças entre os dados fornecidos e o campo diferença apresentar-se todo em verde.


Ajuste.jpg


Para tanto, caso haja necessidade de parar o processo de entrada da Nota Fiscal, no link “Ajuste Totais da Nota”, permite o ajuste de valores, salvar a NF e encerrar o processo.


Reg-iten-nf-entrada.jpg


O link Ordem de Compra {O}, somente será ativado se a Nota Fiscal de entrada for de fornecedor.

O sistema anteriormente tinha dois campos de percentual e de valor, agora com as novas adequações tem só o botão de valor, para tanto a tela de itens trás os campos separados, para visualização mais clara das informações dos itens.

Também foram acrescentados os seguintes campos “Valor Desconto”, "Valor Frete", "Valor Seguro" e "Despesas Acessórias", que anteriormente eram digitados no corpo da NF, agora serão digitados nos “Totais da Nota Fiscal”, e o sistema fará o calculo do rateio automaticamente.


Figura 06.jpg


Nas abas pertinentes as tributações o registro dos dados devem ser informados de acordo com o cadastro do item da Nota Fiscal de produtos, pois o sistema valida as informações e caso não estejam de acordo com o informado, o sistema emite uma mensagem pedindo a correção dos dados.


Figura 06a.png


Para cada aba e seus respectivos campos há um tipo de mensagem que deve ser corrigido, pois o sistema não permite salvar a entrada da Nota Fiscal com informações inconsistentes.


Figura 07.jpg


A aba Base de Cálculo, trás todas as informações anteriormente digitas apenas para visualização e não permite mais alterações nos dados.